segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Em luto nas festas de final de ano – Um guia de sobrevivência



“É a época mais maravilhosa do ano”. Uma música otimista e cativante proclama isto, então deve ser verdade! A menos que não seja. A menos que seja o oposto da verdade. A menos que os cumprimentos de Feliz Natal e Feliz Ano Novo e as reuniões mais felizes, e aqueles amigos que irão telefonar sejam exatamente o oposto do que gostaria. A menos que você não esteja comemorando e seu coração esteja longe de brilhar.

Eu não pretendo oferecer uma cura mágica para o luto durante o que é a época mais dura do ano para o enlutado. Mas como estamos cada vez mais próximos do final do ano (já temos árvores de Natal nas lojas, pelo amor de Deus), eu me sinto compelida a compartilhar o que me atrapalhou na época mais difícil do ano e que continuou apesar dos meus protestos, logo nos primeiros meses após a perda de Jacob no ano passado.

Como eu disse muitas vezes antes, cada um sofre de uma forma diferente, então definitivamente pegue minha abordagem e faça a sua própria. Talvez os feriados te trarão uma distração mágica e você talvez aproveite muito – E está tudo bem! Talvez você seja forçada a passar reto pelos sentimentos porque você tem mais filhos, e isto é admirável! Talvez você esteja em algum lugar no meio disto tudo, mas aqui estão algumas ideias que eu espero possam diminuir a dor dos seus feriados.

1. Desative suas mídias sociais (ou pelo menos limite seu tempo nelas). Comparações são ladras da felicidade, especialmente quando você compara sua vida em luto com a vida cheia de brilho que todo mundo posta no Facebook ou Instagram. Então simplesmente não faça. Tempos em particular para evitar: Halloween, Ação de Graças, o mês de dezembro e o Ano Novo.

2. Deixe que outra pessoa lide com os doces na noite das Travessuras e Gostosuras. Se você for como eu, Halloween talvez não passe imediatamente como gatilho pela sua cabeça, mas entre mídias sociais e Travessuras e Gostosuras você pode evitar bebês fofos e crianças em fantasias, e o doloroso pensamento que você não terá isto com o seu pequeno, este ano ou qualquer outro ano.

3. Está tudo bem dar graças. Ou não. O dia de ação de graças foi muito difícil para mim, não somente porque sempre foi meu feriado favorito e agora eu não irei compartilhar isto com meu filho, mas porque eu me sinto culpada por não me sentir grata. Uma vez que eu reconheci que eu estava realmente agradecida por muitas coisas na minha vida mas este ano um sentimento de gratidão geral era compreensivelmente impossível para mim, eu fui capaz de deixar a culpa sair, relaxar, e passar pelo dia. Está tudo bem se o agradecimento não está no topo dos seus pensamentos para você neste dia de ação de graças. Isto não significa que você é ingrata com as bênçãos que você tem, isto somente significa que você está se permitindo ter espaço para o seu luto, o que é muito necessário. Então eu te encorajo a participar  do dia de ação de graças, na medida do possível para você, mesmo que não signifique nada.

4. Incorpore seu bebê em todas as celebrações que você estiver. Jacob está representado em todas as nossas festas, seja com uma vela especial para ele, a presença do Ursinho Jacob (da Molly Bears), ou uma oração especial. Certificarmos que ele é lembrado é o único caminho que parece certo para passar pelas emoções na medida em que fizemos.

5. Tenha alguém para olhar sua caixa de correios. Cartões de Natal com famílias (completas) e felizes podem ser um grande gatilho quando você sabe que um membro da família sempre estará faltando em seus cartões. Eu descobri que é melhor não olhar para eles quando se tem crianças pequenas envolvidas, então meu marido os olha. Se o seu esposo (a) preferir não ter este gatilho também, peça para um amigo ou membro da família para abrir e selecionar suas cartas para você.

6. Sem desculpas, diga não para qualquer evento/encontros que não soem bem para você. Eu recusei convites para drinks festivos, assar cookies e festas de final de ano, e eu não tive vergonha em ser honesta com as minhas razões: eu estava escolhendo ignorar as festas de final de ano porque elas me machucavam muito. Todo mundo entendeu, e eu me senti melhor sendo honesta do que inventando uma desculpa.

7. Não se sinta forçada a passar por cima das suas emoções. Eu nunca imaginei, até o último ano, quantas pequenas tradições eu tinha no final do ano que afetavam meu dia-a-dia do final de novembro até janeiro. Eu sempre ouvia nada além de música de Natal do final de semana de Ação de Graças até o dia de Natal. Eu celebrava a chegada dos copos vermelhos e das bebidas festivas do Starbucks, e enviava cartões de Natal para um grande número de familiares e amigos. Eu não fiz nada disto ano passado. Se eu ia ao Starbucks, eu não pedia as bebidas festivas, e colocava a bebida em uma caneca diferente ou usava minha luva da Gilmore Girls para cobrir o copo J. Nós não mandamos nenhum cartão, e eu evitei todas as músicas de Natal. Este estado de negação sobre a época de Final de Ano foi a única maneira com a qual eu consegui passar aquelas semanas sem cair completamente em depressão.

8. Mude sua rotina de final de ano. Viaje, vá para outro lugar ou fique com pessoas diferentes, peça ou dê doações para caridade ao invés de presentes, etc. Não faça nada disto se não puder. Nós viajamos no Natal, e sair da rotina normal me permitiu sentir um pouco mais animada, sem o sentimento de que nós estaríamos fazendo a mesma coisa com o Jacob, mas sem ele. Nós fomos à igreja, mas não na que costumávamos ir. Nós tivemos um jantar de Natal em um restaurante em nosso destino de viagem, ao invés de ir ao nosso tradicional jantar de família. Nós pedimos doações para caridade ao invés de presentes. Esta foi a maneira que pareceu correta para nós, mas tiveram vários momentos difíceis nos quais percebemos que não importa o que, sempre era errado sem o Jacob.

Eu não estou fingindo que passar pelo final do ano será fácil. Não será, se você está no luto recente, ou a muitos anos nele. Eu não penso que um dia se tornará confortável celebrar as festas sem um ente querido (bebê ou não). Mas espero que estas dicas possam aliviar alguns pontos desconfortáveis para você como fizeram para mim.

Você tem alguma dica para sobreviver às festas sem um ente querido? Por favor compartilhe nos comentários se você se sentir confortável para fazer isto! Estou mandando muito amor para você nesta época de festas!


Autoria: Elizabeth Yassenoff
Tradução livre: Stephanie Oliveira
Texto original em inglês no blog Carrying Jacob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário